Champions League

Em jogo de alto nível, Liverpool vence a Inter de Milão pela Champions League

Jogo de ida das oitavas terminou com 2 a 0 para os ingleses

O brasileiro Roberto Firmino abriu o caminho da vitória para o Liverpool.
O brasileiro Roberto Firmino abriu o caminho da vitória para o Liverpool. |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

O Liverpool foi à Itália derrotar a Inter de Milão nesta quarta-feira (16) no jogo de ida das oitavas de final da Champions League. No Giuseppe Meazza, os Reds venceram por 2 a 0 em confronto muito movimentado. Firmino e Salah marcaram os gols dos visitantes, que agora podem até perder por um gol de diferença no jogo de volta, na Inglaterra.

O primeiro tempo, como esperado, foi bastante movimentado e proporcionou um grande jogo. O Liverpool, impondo seu estilo de jogo propositivo, chegou mais no ataque e finalizou em maior quantidade; mas Inter de Milão, mesmo reativa, também não deixou de ameaçar o adversário.

A primeira grande chance foi aos 15 minutos, quando Perisic avançou pela esquerda e cruzou na área para Calhanoglu dominar e mandar de canhota no travessão. Em seguida, aos 22, Sadio Mané recebeu cruzamento no segundo pau e acertou linda bicicleta, mandando na rede pelo lado de fora. 

Muito dinâmico, o confronto teve muita intensidade. Com jogadas lá e cá, a bola pouco parava no meio-campo. As duas equipes eram muito objetivas, explorando os espaços deixados pelo adversário e usando muita velocidade. O duelo de diferentes propostas de jogo aplicadas por Inzaghi e Klopp mostrou que há várias maneiras efetivas de se praticar futebol.

A bola rolou tanto no primeiro tempo que o intervalo chegou praticamente sem acréscimos. O alto nível do confronto, no entanto, não proporcionou gols na etapa inicial. Foram oito finalizações do Liverpool contra três da Inter. Os Reds também tiveram maior posse de bola: 54% contra 46%.

Segundo tempo

A Inter começou a etapa complementar tentando ser um pouco mais agressiva, ocupando o campo de ataque e subindo as linhas de marcação para pressionar a saída de bola do Liverpool. Os ingleses, por outro lado, responderam com velocidade e contragolpes perigosos. As duas equipes mostraram ter qualidade e trabalho para atuar de maneiras diferentes.

Ligadas, as duas defesas faziam partidas impecáveis e se sobressaíam aos atacantes. De Vrij e Bastoni de um lado, Van Dijk e Konaté de outro. Ambas as duplas com missões bem difíceis, já que enfrentavam ninguém menos que Lautaro Martínez, Dzeko e Perisic de um lado e Salah, Mané e Firmino de outro.

Os italianos quase abriram o placar aos 7 minutos. Perisic avançou pela esquerda e cruzou na cara do gol para Lautaro Martinez, que não alcançou a bola por muito pouco. O lance se iniciou em lindo lançamento longo de Dumfries. O Liverpool tinha menos a posse de bola no segundo tempo, tamanha a pressão do time de Milão.

A Inter chegou a marcar o primeiro gol aos 15 minutos. Dzeko foi lançado nas costas da zaga, entrou livre e tocou na saída de Alisson - mas o bandeirinha assinalou impedimento, confirmado posteriormente pelo VAR. Em seguida, Klopp promoveu três mudanças para tentar voltar ao jogo: Henderson, Keita e Luis Díaz substituíram Elliott, Fabinho e Mané.

As alterações surtiram efeito imediato. Aos 18, Luis Díaz foi lançado em profundidade e ficou em boa posição para finalizar, mas acabou bloqueado pela defesa. O Liverpool recuperou a posse de bola e passou a explorar mais os lados do campo, apertando a saída de bola. A Inter voltou à reatividade, até pelo cansaço causado pela intensidade do jogo.

Melhores no jogo, os Reds abriram o placar aos 30 minutos. Em escanteio do lado direito, Robertson cruzou no primeiro pau e encontrou Roberto Firmino. O atacante desviou com inteligência, em uma finalização cruzada, indefensável para Handanovic. A bola morreu no canto, abrindo o placar no Giuseppe Meazza. 

A Inter até esboçou uma reação, chegando perto do empate com Perisic em chute perigoso de fora da área aos 34, mas foi o Liverpool quem ampliou. Aos 37, Alexander-Arnold cruzou de perna esquerda, Van Dijk ajeitou para o meio e Salah, mostrando oportunismo, finalizou de perna esquerda. A bola ainda sofreu um leve desvio na zaga antes de entrar.

O placar final complicou a vida dos comandados de Simone Inzaghi, que agora precisam vencer por dois gols de diferença em Anfield, na Inglaterra. O jogo de volta acontece no dia 8 de março, às 17h. 

Outros resultados

Na outra partida do dia, RB Salzburg e Bayern de Munique empataram em 1 a 1 na Salzburg Arena, na Áustria. Adamu abriu o placar para os donos da casa, enquanto Coman empatou no fim para os visitantes. Com o fim da regra do gol fora de casa, os bávaros jogam pela vitória simples na Alemanha no jogo de volta.

< Babá acusada de estrangular criança de 9 anos é presa Bolsonaro diz que encontro com Putin foi frutífero <